O arco-íris de Feynman – Leonard Mlodinow

arcoirisfeynmancapa.jpg

Não tenho o costume de ler livros referentes à vida de qualquer pessoa, mas finalmente, recentemente, resolvi ler algum sobre a vida de algum físico. Começar por Feynman parecia natural, pois, além de ter sido um grande pesquisador, é um dos físicos comumente considerados de personalidade mais curiosa. A escolha desse livro foi simplesmente por o ter encontrado por um bom preço e ter ouvido um comentário positivo a respeito.

 Breve sinopse: O arco-íris de Feynman é uma narrativa de um trecho da vida do personagem principal, o próprio autor, em que teve grande contato com Feynman. Na época (início da década de 80) Mlodinow estava iniciando seu pós-doutorado no Caltech (Califórnia, EUA) e Feynman que lá trabalhava estava no final de sua vida.

Comecemos pelos contras: o autor dá ênfase à criação de histórias baseadas em suas memórias (e algumas poucas anotações), mas essas histórias são bem simples, como literatura é um livro fraco. A constante repetição da expressão "deu de ombros" chega a ser curiosa. Há, como previa, um lado do livro dedicado a explícitos "ensinamentos de vida", beirando a auto-ajuda. O final do livro, em especial, é mais dedicado à história do próprio autor, ao invés da de Feynman, e conselhos para se viver melhor pululam essas páginas.

Os prós: o livro é bem leve, de leitura muito rápida (quem não for físico terá uma leve dificuldade extra na leitura). É possível aprender algo sobre Feynman como pessoa, um pouco sobre a situação da física na época e sobre o cotidiano da vida acadêmica na física. Esse retrato ficou bem interessante, fala sobre os prazeres e as decepções do meio, a vontade por conseguir resultados relevantes contraposta à necessidade de profundo entendimento e criatividade. Quem é de fora, pode ter uma idéia razoável sobre o funcionamento do meio.

Conclusão: há o que aprender em O arco-íris de Feynman, tanto sobre o próprio Feynman quanto sobre o cotidiano em um grande centro de pesquisa como o Calthec, mas é preciso aguentar os "conselhos de vida", os "deu de ombros" e os detalhes não solicitados da história do autor. Felizmente, como o livro é bem leve, pode-se passar rapidamente por esses contras.

A leitura de O Arco-Íris de Feynman foi, para mim, útil e, em geral, agradável; mas talvez haja outros livros mais interessantes sobre o tema. 

Explore posts in the same categories: Books, Physics

2 Comments on “O arco-íris de Feynman – Leonard Mlodinow”

  1. Luis Says:

    Voce fez um HOTLINK da capa do livro para meu site. Isto traz lentidao para meu site. Peco encarecidamente que copie para seu hospedeiro a imagem, ou encontre outra fonte.
    Achei muito interessante os comentarios que fez osbre o livro. Concordei.
    Abracos’.

  2. Davi Says:

    Oi Luis, você tem razão, eu estava usando um hotlink para o seu site. Eu já baixei a imagem e eliminei o hotlink. Quando escrevi o tópico acima ainda estava aprendendo a lidar com as ferramentas da wordpress.

    Obrigado pelo comentário, bom saber que gostou.

    Abraço,
    Davi.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s